O adolescente descobre o amor e a paixão, e muitas vezes também a timidez e a insegurança de não ser correspondido. Como passar por esta fase sem drama?

Você gosta de ser adolescente?
A maioria dos jovens responde que sim, porque tem mais liberdade para sair de casa, passear, ir a festas, se divertir com os amigos. O humor do adolescente varia bastante, mas fora de casa em geral seu bom humor predomina!
As dificuldades de ser "teen"
O relacionamento com os pais na adolescência se transforma, pois surgem diferenças de pontos de vista. Apesar dos conflitos, o relacionamento com eles é muito importante, pois se de um lado o jovem busca sua liberdade, do outro lado os pais o ajudam a colocar os limites necessários para que ele cresça de forma saudável.
Na adolescência surge a necessidade de fazer escolhas. Aonde ir, com quem sair e como se comportar sempre gera consequências, que podem ser positivas ou negativas e podem durar a vida toda. Agir de forma responsável e reconhecer os limites favorece o adolescente e aumenta sua autoestima.
Tirando a adolescência de letra!
Como todas as fases da vida, a adolescência tem seus ganhos e suas angústias. Ela é melhor enfrentada quando o jovem escolhe bons amigos, mantém o diálogo com seus pais e uma atitude construtiva perante si mesmo. Ainda assim, os conflitos com os pais são esperados. Podemos compreender que as diferenças de pontos de vista, o desejo de viver o presente e a necessidade de pensar no futuro fazem com que filhos e pais vejam o mundo de maneira diferente.
Sua adolescência é um momento muito valioso de sua vida. Ela é cheia de mudanças, e ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade para você aprender a conviver e a escolher. Viva bem este período e faça escolhas conscientes!
Rosana Ferrari