
DIREÇÃO: HAGAI LEVI
ANO: 2021
Escrita e dirigida por Ingmar Bergman na versão original e adaptada em 2021 por Hagai Levi, a série, apresentada pelo HBO, aborda um casal e suas reflexões, insatisfações e confrontos sobre casamento e separação. A série original foi levada ao ar na Suécia dos anos 70, após o filme com o mesmo nome fazer enorme sucesso ao abrir as portas para questionar o casamento, monogamia, família e papéis de gênero.
A versão atual modernizou alguns aspectos do casal, mas as questões acabam sendo parecidas. A perda da intimidade do casal, a diferença ideológica, as necessidades discrepantes, a falta de objetivos comuns, o desgaste da relação, por um lado, e a dificuldade de se afastar, o vínculo que não acaba, a relação de apego entre ambos, o patrimônio afetivo representado pela existência da filha e pela casa, frequentemente mostrada na série, tornam a série real e atual.
Dá boas discussões, vale a pena. Mais uma série filmada durante a pandemia, que mostra no início de cada episódio, algumas cenas de bastidores com as pessoas usando máscara, no setting de filmagem.
RECOMENDAMOS AOS TERAPEUTAS DE CASAL.